domingo, 18 de setembro de 2011

Estágio nos Fuzileiros

Malta, antes de mais amanhã, segunda, não há treino.
E agora começa a "crónica" do estágio:
Começámos oficialmente o estágio quando entrámos no autocarro mas o estágio a sério começou logo que chegámos à base naval do Zebro fomos recebidos por um grupo de 6 instrutores que nos dividiram em duas equipas (Alfa e Bravo) e, durante todo o estágio fizemos as actividades e exercícios separados e só nos víamos nas horas de refeições e nos quartos.
Assim que nos dividimos, a equipa Bravo teve o seu líder (chefe de turma) designado, que foi o Rodrigo Freudenthal. Eu só vou contar o percurso da equipa Bravo, pois foi nela que eu estive.
Depois de nos ser designado um líder, fomos para a porta da barbearia onde perguntaram ao nosso líder se nós íamos TODOS rapar o cabelo ou se ninguém ia e a resposta foi que todos íamos rapar o cabelo e foi isso que aconteceu mas como demorava cerca de 5 a 10 mins por pessoa e éramos cerca de 15 pessoas, demorou algum tempo onde ficámos à porta da barbearia formados e se nos ríssemos teriamos de fazer flexões. Depois de todos cortarmos o cabelo, fomos todos em formação a marchar até ao refeitório onde tivemos que esperar que todos estivessem prontos para se sentar e tivemos que pedir autorização ao militar mais graduado presente para nos sentarmos a comer. Este procedimento aconteceu em todas as refeições.
Depois de comermos fomos para perto da barbearia onde tivemos 15mins para telefonar aos pais e depois os nossos telemóveis foram recolhidos pelos treinadores e guardados. Depois disso fomos para o quarto onde nos explicaram todas as regras dos Cotés (quartos comuns para 12 pessoas) e nos disseram para tomar banho, arrumar tudo e depois ir dormir. Quando estava tudo deitado na minha camarata houve uma divisão entre quem queria ir logo dormir e quem queria ficar a falar. Com isto acabámos por adormecer todos até cerca da meia noite e meia.
Estávamos todos a dormir quando, às 3h30 da manhã nos entraram os fuzileiros pelo quarto com um megafone com uma sirene, a bater nos cacifos de metal e a gritar "TOCA A ACORDAR, TUDO A FORMAR LÁ EM BAIXO!!!!!!". Na nossa turma, como ainda tínhamos todos muita energia, toda a gente achou graça à situação e esteve bem disposta nas inúmeras subidas e descidas das escadas entre o nosso quarto e a porta de entrada dos quartos, para todos conseguirmos arranjar uma roupa onde ficássemos todos de igual, onde, da primeira vez que nos pediram isso nós, tivemos a ideia esperta de vir só de calças de fato de treino e em tronco nu, onde não teríamos o problema das T-shirts iguais, que mais tarde se revelou uma dificuldade. Mas os instrutores não gostaram da nossa ideia e depois de mais muitas subidas e descidas conseguimos vir todos iguais.
Depois disso fomos para uma zona à porta de um túnel, onde entrámos com a missão de encontrar o "Kadafi", que supostamente estaria naquele túnel. Toda a gente conseguiu ultrapassar o túnel em grupos de três, estando este em completa escuridão e sendo muito estreito(só se passava a rastejar).
Depois de uma hora acordados deixaram nos voltar aos quartos às 4h30 da manhã para dormirmos e acordarmos às sete. Às sete horas fomos acordados e fomos fazer o "cross" matinal que é uma corrida pela base que dura cerca de 15mins, que é em jejum e o objectivo é activar os musculos e ajudar a melhorar o corpo dorido. Depois do cross fomos ao pequeno almoço às 8h e depois fomos até ao Hangar da unidade de meios de desembarque onde nos ensinaram como montar um bote dos fuzileiros e depois de montar dois deles dividimos a equipa em 2 fomos pelo rio a remar, com o objectivo de aprendermos a coordenar os seis remos. Depois, quando íamos a regressar à base, o barco onde ia o Danone e o Didas e etc... encalhou e eles não conseguiram de lá sair, por isso, tiveram que ir os barcos a motor com cabos puxá-los e quem estava no barco teve de entrar na água com lodo para empurrar o bote que pesava cerca de 150kgs. E, nesse momento, quando todos já tinham entrado no bote, o Danone ficou sózinho na água a empurrar e, atingiu um fundão e de estar com água pelos joelhos passou a ter água pelos ombros e ficou todo molhado... Depois fomos aos cotés trocar de roupa e fomos à piscina, para o instrutor ver se nós sabíamos nadar ou não, para saber se podíamos todos fazer a travessia do rio ou não.
Depois da piscina tivemos uma aula de orientação e interpretação dum mapa e fizemos um pequeno circuito de teste. Depois fomos almoçar e à tarde fizemos jogos de equipa e coordenação. Depois deses jogos tivemos as duas equipas juntas num treino de rugby. Depois do treino de rugby fomos todos fazer a "travessia" do rio, que correu e soube bem, por causa de todo o calor. Asseguir ajudámos os fuzileiros a guardar e desmontar os botes todos e fomos para os quartos tomar banho. Depois fomos jantar e a seguir ao jantar tivemos uma aula de primeiros socorros onde aprendemos a técnica de respiração boca a boca e a posição lateral de segurança (P.L.S).
Depois disso, às 10h da noite fomos mandados dormir e nós, desconfiados, percebemos que a meio da noite seríamos acordados, algo a que os instrutores responderam: "HOJE não vos acordamos, estão muito cansados.". Nós, a início acreditámos, mas cedo percebemos que não era verdade mas, sem nada a fazer "desmaiámos" de cansaço às 10h da noite. E, com toda a razão, às 4h30 da manhã fomos acordados e ao perguntarmos aos fuzileiros porque é que tinham mentido eles desculparam-se dizendo que "ONTEM(era antes da meia noite)" tinham dito que nós não seriamos acordados nesse dia mas como eram quatro da manhã já era o dia seguinte... Depois fomos levados à mata perto da base onde nos dividimos em grupos de 5 para intrepetarmos um mapa e percorrer um percurso. Esse percurso correu bem a todos e acabámo-lo já de dia. Depois nem fomos dormir e fizemos o "cross" matinal e tomámos o pequeno almoço. Depois mandaram-nos preparar uma toalha de banho e roupa para estragar e trazê-las na mão. Depois fomos a um balneário e vestimos essa roupa para estragar. A seguir fomos as duas equipas juntas para uma pista perto do rio, cheia de lodo. Esse foi um momento de muita diversão e descontração, onde todos nos rimos de nós e dos outros ao afogarmo-nos no meio do lodo. Depois fizemos uma competição por estafetas entre as duas equipas, por um percurso onde nos afogávamos quase totalmente e a equipa Bravo ganhou mas não foi isso que importou porque estávamos todos muito divertidos. Depois das estafetas fomos jogar rugby no lodo e acabou tudo com um mergulho de todos para um charco onde ficámos todos nós cobertos da cabeça aos pés literalmente cheios de lodo e o Tomás Cohen e um Fuzileiro também ficaram sujos. Depois disso fomos para o banho e depois disso muitas pessoas optaram logo por deitar a roupa toda directamente fora, devido ao estado em que estavam e ao cheiro que tinham. Depois disso fomos visitar o museu dos fuzileiros e encontrámo-nos com o comandante da base, a quem agradecemos a abertura desta base para nós "civis". Acabámos por almoçar todos e despedimo-nos dos fuzileiros que nos acompanharam na estadia. Depois disso fomos a marchar até às portas e, esgotados de cansaço, viemos para casa.

Termino esta crónica por dizer que foi um estágio inesquecível, que nos mudou a todos e nos aproximou e muito como amigos e principalmente como EQUIPA.

Deixo os meus agradecimentos, e penso que toda a equipa concorda, a:

Tenente Rosinha

Equipa Alfa:
Marinheiro Antunes
Cabo Martins
Sargento Dias

Equipa Bravo:
Marinheiro Brandão
Cabo Baço (ou Basso não sei como se escreve correctamente)
Sargento Costa

E aos membros da equipa técnica que nos acompanharam:
Ricardo Vieira
Tomás Cohen
Duarte Saldanha.

Muito obrigado a todos pelo fim-de-semana inesquecível!!!
Um grande Abraço,
Leandro.

destro-ÇAR!!

12 comentários:

ze disse...

sim senhor bem feita lenadro mas houve muitos ''depois disso''

Anónimo disse...

Tenente Rosinha

Anónimo disse...

tenente rosinnha
manuel vassalo

Anónimo disse...

Parabéns Leandro pela capacidade deste esforço suplementar para fazeres com tanta prontidão a crónica do estágio, só um verdadeiro "crustáceo" seria capaz desta proeza. Pela minha parte foi uma honra acompanhá-los, estão todos de parabéns. Terça-feira já levo as fotos que tirei, e espero receber brevemente as que o fotografo tirou.
Um abraço a todos
DS

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer, o tenente chama-se Rosinha.

Anónimo disse...

malta acho que a equipa devia dar as melhores ao Tiago, que saio no meio do estagio porque ficou doente

Anónimo disse...

Gostava que cada elemento da equipa comenta-se aqui a sua opinião sobre o estágio na Escola de Fuzileiros. Contem o que gostaram mais e o que gostaram menos, as coisas engraçadas que lá se passaram, se gostaram do Escola e dos instrutores, da alimentação, o que vos surpreendeu, o que vos fez rir, entre outras coisas.

José Santos Cardoso disse...

boas lenadro,
e a primeira vez que vejo o vosso blog e acho que esta muito bom. infelizmente apresenta algumas falhas a nivel etrutural de programação e de formatação. se estiveres interessado posso dar-vos uma ajuda nisso, já que é nessa área que eu trabalho (programação).
abraço

Francisco Leandro disse...

Sim estou interessado na ajuda mas quais sao os problemas e como pode ajudar?

Ricardo Brito disse...

Meus caralhos, parabens por mais uma etapa, espero que tenham nocao que isto e apenas o inicio e que se nao levarem o espirito de sacrificio e companheirismos que ai receberem de nada vale.
Um grande ate ja
RB

Francisco Leandro disse...

Grande abraço e estamos a tua espera!!

Anónimo disse...

Muito bom Leandro continua assim que é disto que a equipa vive. Quero ainda falar contigo.

Um abraço
Ricardo Vieira