segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entrevista a Nuno Damasceno

Hoje chegamos à última entrevista da época 2010/2011 e, para fechar as entrevistas foi o nosso treinador principal Nuno Damasceno, mais conhecido por Mamas, a ser entrevistado:



Perfil

Nome : Nuno Damasceno Moreira da Silva
Data de Nascimento : 05 de Janeiro de 1983
Altura :1,82m
Peso :85 kg
Posição: 3ª Linha, Ponta e Arrier
Anos de Rugby : 14



1. Porque é que começaste a jogar rugby?

A primeira vez que pedi aos meus pais para jogar eles não me deixaram. Tinha 10 anos. Depois passados uns anos decidi não pedir e fui fazer um treino ao CDUP e adorei. Via os torneios das 5 nações com o meu pai e sempre achei um jogo fantástico. Acho que o contacto físico e a complexidade do jogo eram os aspectos que mais apreciava.

  1. Sentiste dificuldade a adaptar-te às diferenças entre o CDUP e o Belém ou o Belas?

É sempre difícil mudar do clube onde joguei a vida toda, numa cidade diferente. Penso que No Belém acabei por ter mais dificuldades por não conhecer os jogadores e terem uma mentalidade muito diferente daquela a que estava habituado. No Belas sou também jogador, o que acabou por facilitar a minha integração, além de que já tinha lá amigos.

  1. Quando no início do ano conheceste a equipa, o que achaste de nós, depois dos primeiros treinos?

Achei que tinha muito para trabalhar! São um grupo com vontade e alguma técnica. Senti principalmente que faltava o sentido de equipa e grupo. Foi o maior desafio e continua a ser. Sempre estive habituado a grupos com grande sentido de união.

  1. Qual foi o jogo da tua vida?

Tenho 3 jogos que marcaram. Um foi contra a Inglaterra em sub 17 em Inglaterra. Foi um jogo incrível apesar de termos perdido por bastantes pontos. Nunca corri tanto num jogo.
Depois um jogo que fiz na Australia pelo Eastern Suburbs RUFC ( 3ª equipa) contra os Parramatta. Eles estavam em primeiro lugar sem derrotas e por isso era um jogo importante por que nós estávamos em 3º. Jogamos muito bem e ganhamos 54-0. O último ensaio foi meu! Fiquei todo contente! Por fim tenho de lembrar a final da taça contra o Direito em seniores que foi o primeiro troféu nos seniores do cdup.

  1. Qual a equipa contra quem mais gostavas de jogar?
    Sempre gostei de jogar com o GDD e contra o Belém.
  1. Sabes qual foi a tua melhor placagem até ao momento?

Uiii tantas. A vida de terceira linha obriga a muitas placagens. Mas diria que todas elas me souberam sempre muito bem!

  1. Há algum jogador que tenhas especial confiança na equipa, como treinador?

Os Capitães são naturalmente jogadores em quem tenho essa confiança. Mas este ano foi cheio de surpresas, umas vezes boas outras menos agradáveis. Gosto de sentir que os jogadores acreditam em mim a 100%. Isso é o mais importante.

  1. O que é que gostas mais no rugby?
    Tudo!
  1. O que é que gostas menos?

Não aprecio quem reclama com o Árbitro. Nunca nenhum árbitro mudou uma decisão por alguém reclamar. E por vezes cá em Portugal reclama-se muito. Fico também muito triste quando não há fair play! Acho que é uma das melhores diferenças do rugby para os outros desportos, no fim… está tudo bem!




  1. Quais as características essenciais para a tua posição?

Como todas as outras: Vontade, Espírito de Sacrifício e Disciplina.
Especificamente a 3ª linha: Muita resistência, e capacidade de luta e placagem.

  1. A que posição gostarias de jogar? Porquê?
    Numero 7. Porque fazem de tudo dentro de campo.

12. Qual foi o teu pior momento no campo de rugby?

Quando contra o Benfica fiz uma ruptura de ligamentos. Não foi muito agradável. Mas pior é falhar placagens que dão ensaios, e já aconteceu.

  1. Tens algum ritual antes dos jogos?

Olhar para o número que me tenho na camisola e pensar no que é necessário executar dentro de campo. Depois olho para o símbolo do clube para sentir o símbolo que defendo e só depois visto a camisola.

  1. Qual é o teu jogador preferido nacional e internacional?

Não é 1, são 3: O Grande Zizan Brook, o Imparável Richie Mccaw e o Eterno Johnny Wilkinson

  1. Qual a principal característica que um jogador de rugby deve ter?
    Disciplina.
  1. Qual era o teu objectivo no rugby?
    Divertir-me, aprender e estar com os amigos.
  1. A que posições já jogaste?

2ª linha, 3ª linha (asa e 8), Centro, Ponta e Arrier.

  1. Dentro de campo, quais as tuas maiores qualidades?

Resistencia, Passe, Placagem efectiva.

  1. E quais os teus maiores defeitos?

Defeito? Hehe
Tomada de decisão. Nem sempre é a mais acertada, principalmente quando o cansaço aperta.

  1. Se pudesses, o que mudavas no Belenenses?

Muito. E espero ainda vir a mudar muito mais! Acho que neste momento o Belém está com uma crise de identidade e cabe aos jogadores mudarem e aprenderem a evoluir. A união é a mais importante.

  1. Escolhe 3 aspectos fundamentais para a equipa melhorar.

Primeiro terei de falar da disciplina. Acho que é um dos pontos mais importante a melhorar nesta equipa. Sem disciplina não se consegue evoluir. Depois a dedicação e espírito de sacrifício, uma equipa vive do esforço de todos e é importante assumirmos e respeitarmos o compromisso que temos com a nossa equipa. É importante estarmos sempre presentes e lutarmos sempre pelo que é nosso. E sempre a vontade, porque a vontade move montanhas!

  1. Quando estás como treinador num jogo e a equipa está a jogar mal, o que te apetece fazer?

Prefiro procurar o erro e tentar ajudar os jogadores a descobrirem o caminho para o sucesso. Nem sempre é possível o pois muitas vezes o problema vem da entrega e isso está dentro de cada um. Mas confesso que às vezes apetece-me ter uma máquina de choques!

  1. Não sentes vontade de jogar, quando nos treinas?

Às vezes sim, para mostrar como se faz. É importante exemplificar para facilitar a aprendizagem.

  1. É muito desesperante quando os jogadores não fazem o que os treinadores pedem?

É. A confiança no treinador é um ponto muito importante para o sucesso de uma equipa. Quando não se confia no treinador temos a tendência para fazer o que é melhor para nós e nem sempre o mais importante para a equipa. O grupo deve sempre prevalecer.
O treinador tem de dar aos jogadores o conhecimento para que eles possam triunfar. Nunca é o treinador que joga, são vocês!

  1. Qual foi o pior jogo para ti como treinador da equipa?

Este ano contra o técnico, porque eu estava doente, e pelos vistos os jogadores também. Custa-me perder jogos por falta de atitude e empenho.

  1. Já agora, há alguma razão para teres cortado o bigode?

Motivos Profissionais. Mas sinto falta do meu bigode, irá estar sempre na minha alma.

  1. Mamas, foi um prazer e muito obrigado por teres aceitado a entrevista! Boa sorte para o teu futuro como treinador e jogador!
    Obrigado e parabéns pelas entrevistas. Tenho gostado muito de acompanhar este blog e penso que é um ponto importante para a união do grupo. Gostava de ver os jogadores mais interventivos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande mamas pa! Um exemplo de treinador.