quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entrevista a Ricardo Brito

Hoje é lançada a penúltima entrevista da época 2010/2011 e, para inovar as entrevistas, decidi entrevistar um dos nossos treinadores, que também é ex-jogador de rugby do Belém, o Ricardo Brito, para vermos também como é a perspectiva de um treinador.




Perfil

Nome : Ricardo Brito
Data de Nascimento : 26/10/1990
Posição: Jogava a Talonador
Anos de Rugby : 7


1)Porque é que começaste a jogar rugby ?

Desde pequeno que experimentei vários desportos por iniciativa dos meus pais, mas por uma razão ou outra nunca fui ficando, até que através de amigos, e depois de muito chatear os meus pais experimentei a modalidade e foi amor á primeira vista, considero-me um apaixonado por todos os pormenores do jogo, os chamados valores do Rugby é algo que inexplicavelmente só encontrei aqui.

2)Qual foi o jogo da tua vida ?

Creio poder dizer com alguma certeza, que a final da supertaça sub18 contra o CDUL no Estádio de Honra, tanto pela maneira como me senti em entrar naquele estádio usado pela nossa selecção com as bancadas cheias, como pela equipa que jogou esse jogo que posso dizer que foi dos melhores grupos com o qual já estive envolvido capitaneados pelo grande João Tomé assim como pelo excelente jogo que fizemos e claro a taça no final.






3)Qual a equipa contra quem mais gostavas de jogar?

Sem duvida o GD Direito, era sempre um jogo giro, sempre desequilibrado para qualquer um dos lados, mas que mostrava quem era a equipa em melhor forma naquele momento, felizmente a balança pendia mais vezes para nós.

4) Sabes qual foi a tua melhor placagem até ao momento?

Não te sei dizer, até porque nunca fui capaz de placagens espectaculares, mas a única que me lembro assim com alguma mais relevo, foi ao 8 do direito numa jogada que eles tinham em que depois da touch o 8 saia pelo canal de 5m direito ao talonador, mas por inspiração (sorte) naquele jogo não passou nenhuma vez.

5) Há algum jogador que tenhas especial confiança na equipa, como treinador?

Creio que não seria politicamente correcto, nem me vou expor a comentar pessoalmente jogadores, mas posso dizer que os capitães não são escolhidos ao acaso e nessa escolha há uma total sintonia da equipa técnica.

6)O que é que gostas mais no rugby?
Acho que já respondi, os valores que aqui se aprende são algo de especial, o facto de uma equipa se tornar uma família. Desportivamente, o contacto é algo que me agrada muito porque nem sempre vence o mais forte mas o com mais querer.

7)O que é que gostas menos?

O cada vez mais crescente “futebolismo” que começa a aparecer, e não só em Portugal.

8)Quais as características essenciais para a tua posição?

Acho que não varia das outras, á parte das componentes técnicas que são próprias de cada posição, a atitude é importantíssimo. Mas obviamente que o peso, a força e resistência são factores que qualquer treinador olha.

9)A que posição gostarias de jogar? Porquê?

Adoro a primeira linha, muito sinceramente. É algo especial na minha opinião, já joguei a asa mas não tenho características que mo permitam.

10)Qual foi o teu pior momento no campo de rugby?
Sem duvida o jogo que perdemos contra o CDUP em pleno estádio do Restelo que lhes deu o campeonato.

11)Tinhas algum ritual antes dos jogos?

Apenas o belo do iPod, afastar-me um bocado do barulho mas nada de especial.

12)Qual é o teu jogador preferido nacional e internacional?

Nacional, Diogo Mateus sem dúvida, é o nosso capitão e um exemplo de humildade e trabalho, internacional não tenho ninguém por ai além mas sempre me espantou ver o Gregan a jogar mais uma vez pela sua entrega ao jogo.

13)Qual a principal característica que um jogador de rugby deve ter?

Acho que me estou a repetir, mas ATITUDE resume tudo, a capacidade de trabalho e humildade fazem os grandes jogadores

14)Qual era o teu objectivo no rugby?

Vou ser muito sincero, houve uma altura em que sonhei chegar a sénior, mas coisas não caminharam para ai, nunca me desenvolvi o suficiente como jogador, mas e citando o Prof. Nuno Damasceno - Já dizia a minha avó “ Quem não sabe ensina”.

15)A que posições já jogaste?

Talonador, um ano rodei a Asa mas pouca coisa

16)Sentias-te capaz de jogar a 3/4?

Jogar? Sim. Bem? Nem pensar não tenho as capacidades técnicas para isso, não foi para isso que treinei nem que me dá prazer.

17)Dentro de campo, quais as tuas maiores qualidades?

Como dizia um antigo treinador meu, era o gajo mais pequeno mas deixava lá tudo, nunca fui de longe dos melhores mas sempre tentei o meu máximo, as coisas nem sempre saíram bem mas nunca deixei de me divertir lá dentro.

18)E quais os teus maiores defeitos?

Acredita que são bastantes, mas tamanho sempre dificultou o trabalho e a técnica individual nunca foi por ai além, como visto durante os treinos em vários jogos de touch

19)Se pudesses, o que mudavas no Belenenses?

Não muito, adorava ter um campo sempre disponível, adorava que os jogadores se sentissem disponíveis para treinarem sempre.

20)Escolhe 3 aspectos fundamentais para a equipa melhorar.

Atitude, Humildade e espírito de trabalho. (já estás farto da mesma resposta)

21)Quando estás como treinador num jogo e a equipa está a jogar mal, o que te apetece fazer?

Sinceramente, nada de mais, acho que esses jogos maus servem especialmente como uma boa lição de que o trabalho que fizemos ainda não é suficiente e nesses momentos espero sempre que depois a frio consigam perceber o porquê de alguns erros… tem sido difícil.


22)Não sentes vontade de jogar, quando nos treinas?

A resposta mais fácil até agora. Óbvio que sim. As saudades são mais que muitas mas escolhi ser apenas treinador e não me arrependo.

23) É muito desesperante quando os jogadores não fazem o que os treinadores pedem?

É apenas numa situação, quando entendem o que lhe foi dito e não percebem que é para o fazer crescer como jogador e não para mandar abaixo ou apenas para ganhar.

24) Qual foi o pior jogo para ti como treinador da equipa?
Acho que o último da fase regular contra o Cascais, não por termos perdido mas pela maneira como consentimos a derrota, por aquela primeira parte em que entramos a dormir apesar de todos os avisos e de sabermos a importância do jogo. Não para os objectivos da equipa técnica mas para os vossos, frustrou-me a falta de vontade e de entrega.

25)Brito, foi um prazer e muito obrigado por teres aceitado a entrevista! Boa sorte para o teu futuro como treinador ou jogador!

Obrigado eu, foi uma óptima oportunidade de parar e de reflectir algumas coisas importantes. Continua Leandro um grande abraço.

5 comentários:

Anónimo disse...

Malta quando e que se marca um jantar de final de epoca na fabrica?abr viegas

Anónimo disse...

grande brito, bom treinador

Anónimo disse...

sorte treinhares-nos obrigado

Anónimo disse...

bom treinador britao

Anónimo disse...

obrigado brito por nos treinares. sem ti não seriamos tão bons naquiloo que fazemos