quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entrevista a Miguel Teles

O Teles, como nosso capitão, teve o direito de ser o 1º a ser entrevistado, para dar aqui mais uma vez o exemplo, e também pela sua atitude e pela experiência:




Perfil

Nome : Miguel Teles
Data de Nascimento : 3/8/1996
Altura : 1,70 m
Peso : 65 kg
Posição: Talonador/Asa
Anos de Rugby : 8
Pontos no campeonato: 10 pontos
MeC: 1 vez





Perguntas:
1)Porque é que começaste a jogar rugby ?
Tinha acabado de mudar-me para Lisboa e estava a tentar arranjar um bom desporto, o Danone já jogava no Belém e sugeriu que eu experimentasse, eu adorei o primeiro treino e fiquei cá até hoje.

2) Como é que vês a tua posição de capitão?
Eu sinto sempre orgulho quando ouço alguém chamar por mim e dizer “capitão”, mas nunca pensei muito no sentido explícito do que é ser efectivamente “capitão”, penso que sempre tenho tomado as atitudes habituais ao meu carácter, e nunca tive que ser muito diferente daquilo que sou. Assim, encaro este cargo sempre com orgulho e responsabilidade, mas acho que se não fosse capitão a minha atitude não seria muito diferente daquela que é agora.

3) Quando sofremos um ensaio, ou estamos a jogar mal, o que fazes para nos “dar pica” e nos pôr todos a jogar bem? 
Tento sempre fazer como muitas vezes o Ricardo diz: dando o exemplo. Acho que o mais importante, mesmo nos maus momentos, é nunca desistir e continuar a lutar por aquilo que queremos e é isso que vos tento transmitir dentro de campo, o espírito de luta, de sacrifício e de entreajuda, porque se não for em equipa não conseguiremos alcançar os nossos objectivos.





4) Quais são, se houver, na tua opinião, os mais importantes prós e contras de seres capitão?
Como já disse, sendo capitão tenho sempre as vantagens de constantemente me sentir orgulhoso daquilo que não apenas eu faço, mas também daquilo que vocês conquistam. Por vezes sinto dificuldades em afirmar-me quando estão todos numa atitude de gozo ou de brincadeira, mas penso que essa atitude não aparece nos jogos, aí a coisa é diferente…

5) Como é que foi para ti a experiência de seres “chefe de turma” do teu grupo dos fuzileiros?
Foi uma experiência única, e que decerto contribuiu para a melhoria da minha posição como capitão. Na minha opinião, desenvolvi as capacidades de obediência e de relembrar quais são os meus objetivos, e lutar por eles até ao fim. Senti também que ficámos mais unidos a partir desta experiência, o que foi possível observar enquanto estava a liderar-vos.

6)Qual foi o jogo da tua vida ?
 Visto que já jogo desde miúdo, muitos foram os jogos que me marcaram, mas penso que o melhor de sempre foi o meu jogo no primeiro Youth Festival contra a ARN, que veio a ganhar o torneio. No primeiro jogo com eles (no mesmo torneio) eles tinham marcado quatro ensaios e nós nenhum, mas recuperámos ao longo do torneio e nesta meia-final lutámos cara a cara com eles e merecíamos ganhar. Contudo, o jogo terminou empatado e o critério foi que como eles tinham ganho na fase de grupo, passariam, e nós não. Apesar de tudo, foi um jogo que reflectiu a verdadeira atitude do rugby: voltar a erguer-nos perante as dificuldades.

7)Qual a equipa contra quem mais gostas de jogar?
A que estiver mais equilibrada connosco no campeonato.




8) Sabes qual foi a tua melhor placagem até ao momento?
No tal jogo com a ARN, ao Belo, apesar de não ter valido muito, soube-me bem.

9) Qual o jogador da nossa equipa com quem mais gostas de jogar?
Qualquer um que dê tudo em campo.

10)O que é que gostas mais no rugby?
A atitude de constante persistência e garra e o espírito de equipa.

11)Quais as características essenciais para a tua posição?
Acho que primeiro vêm as características essenciais do rugby, que já devem ter lido uma quinhentas vezes, mas que acho que é o mais importante, que é a atitude compromissiva e lutadora. Na posição de talonador, a persistência, o treino e a “ratice”. Já a asa, sem dúvida que a placagem.

12)A que posição gostarias de jogar? Porquê?
Gosto de jogar a qualquer posição, desde que esteja dentro de campo. Contudo, gostaria de experimentar formação porque aprecio a sua capacidade comunicativa e a sua constante presença no jogo.

13)Qual foi o teu pior momento no campo de rugby?
Quando perdemos o ano passado com o Cascais depois de ter marcado dois dos quatro ensaios de que precisávamos.

14)Tens algum ritual antes dos jogos?
Acordar e ficar 5 minutos a pensar no que vou fazer durante o jogo.




15)Qual o teu jogador preferido nacional e internacional?
A nível nacional gosto de observar o Pipas e a nível internacional sempre adorei ver o Richie McCaw a jogar.

18)Qual a principal característica que um jogador de rugby deve ter?
Atitude.

19)Qual é o teu objectivo no rugby
Dar o meu melhor enquanto ainda jogar,  ou seja, até quando os meus estudos o permitirem.

20)A que posições já jogaste?
Todas menos 15.

21)Sentias-te capaz de jogar a 3/4?
Há uns anos não, mas devido ao meu crescimento agora sinto.

22)Dentro de campo, quais as tuas maiores qualidades?
A dedicação, a experiência e a frieza.




23)E quais os teus maiores defeitos?Por vezes não entro com tudo o que tenho dentro de campo e demoro um bocado de tempo até alcançar o nível a que quero jogar.
24) Há algum/s jogador/es em todo o Belenenses, que te inspire e que vejas como um exemplo a seguir?Desde que entrou no rugby, destaco o Tomás Macedo como um exemplo a seguir.
25) Se pudesses, o que mudavas no Belenenses?A comunicação e a marcação de jogos, treinos, reuniões, etc que apesar de ter vindo a melhorar, apanha ainda alguns jogadores desprevenidos.

26)Escolhe 3 aspectos fundamentais para melhorarmos como equipa.
Mantermo-nos unidos até ao final, procurar progredir em todos os treinos e não subestimar o nosso poder como equipa.



  
27) Teles, foi um prazer, continua as boas exibições.
Obrigado, o prazer foi todo meu, mantém o bom trabalho no  blog.


2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Teles! Oiçam o que ele diz: sigam o exemplo do Tomás Macedo e do Ricardo

Anónimo disse...

Leandro Excelente mais uma vez e também muitos parabéns ao nosso capitão!

Ricardo Vieira